A equipa

?

André Coelho

Director Financeiro do Instituto Onda Technology e Director Pedagógico do programa Academia Onda Technology

Após uma incursão pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto começada no ano de 2000, acabou por se licenciar em Línguas e Relações Internacionais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Actualmente é formador de Língua Inglesa em diversos projectos como o Projecto Trajectórias da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevolgide ou a preparação de alunos para os exames de Universidade de Cambridge. O seu leque de experiência inclui também o Ensino Público, traduções e ainda gestão de empresas.

?

Cláudia Freitas

Directora Executiva e Directora de IT do Instituto Onda Technology.

Ingressou no Instituto Universitário da Maia (ISMAI) na Licenciatura em Redes de Comunicação e Telecomunicações em 2012 e frequenta actualmente o Mestrado em Tecnologias da Informação, Comunicação e Multimédia no ramo de Telecomunicações na mesma faculdade.

Possui a certificação Alcatel-Lucent Scalable IP Networks, bem como o precurso CCNA - Network Fundamentals, CCNA - Routing, CCNA - Switch & Wireless, CCNA - Accessing the Wan e CCNP - Routing e CCNP - Switching.

Actualmente é professora no Instituto Politecnico da Maia (IPMAIA) em Comunicação de dados e redes. Foi formadora durante 6 anos no CINEL, o Centro de Formação Profissional da Indústria Electronica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação e leccionou Linux, Redes de Computadores e Segurança em diversos cursos, incluindo CETs.

Como Directora de IT do Instituto, é a responsável pela formação nas áreas de redes e administração de sistemas e co-gestora dos projectos de programação.

?



João Paredes

Presidente do Conselho Executivo do Instituto Onda Technology

João Paredes é membro fundador e actual Presidente do Conselho Executivo do Instituto Onda Technology.

Ingressou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 2000, na Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores. Em 2003 ingressou na Licenciatura em Engenharia Informática e de Computação na mesma Faculdade. Durante o seu percurso na FEUP, fundou, em 2001 e dirigiu até 2005, o grupo de projectos Chefax I&D, responsável, entre outros projectos, pela criação original da distribuição de Linux FEUPLive. Foi presidente do NeACM, o Núcleo Estudantil da Association for Computing Machinery na FEUP de 2002 a 2005. Foi também o responsável pela criação do projecto Mirrors da FEUP.

Foi engenheiro de software na NDrive, Nonius Software, Microsoft Development Center Copenhagen, Vitasensis S.A. e consultor e formador na Portal D’Ideias. Foi também director de desenvolvimento numa multinacional na área de gambling. Lançou, em 2011, o livro C++ Programming: Good Principles for Excellent Endings. Actualmente dedica-se aos projectos e à gestão do Instituto Onda Technology, e leccionou Linux e Programação em C++ no CINEL. o Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação.

Dada a sua experiência e percurso profissional e académico, é o responsável pela formação e acompanhamento nas áreas de programação e electrónica, e gere os projectos de desenvolvimento em programação avançada.


Manuel Correia

Primeiro Secretário do Conselho Executivo do Instituto Onda Technology

Nascido e criado na cidade do Porto, e tentando sempre dar um sentido prático a tudo o que ia aprendendo ao longo da sua vida, teve um percurso escolar que andou sempre de mãos dadas com a vertente desportiva, empreendedora e solidária, tendo praticado diversos desportos de equipa a nível federado e sendo escuteiro durante 17 anos.

Aos 20 anos iniciou a sua vida na Academia como um dos formandos pioneiros do programa e mais tarde, aos 22 anos, como finalista da Licenciatura em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), iniciou o seu estágio curricular também no Instituto Onda Technology. Foi onde entendeu que a primeira experiência no mercado de trabalho não precisa de ser motivo para alarme, desde que todos possam usufruir do processo de integração que a Academia oferece, com um forte investimento no acompanhamento, formação, investigação e aplicação prática de todos aqueles conceitos teóricos aprendidos na Faculdade e sobre os quais as pessoas se questionam sobre a sua utilidade.

Foi também aí que evoluiu dentro do Instituto, integrando a equipa a título permanente, ficando a pertencer aos Orgãos Sociais do Instituto, actualmente como Primeiro Secretário da Assembleia Geral, e tornou-se também parte da equipa permanente da Academia, como forma de retribuir e poder, também, levar a mais pessoas a experiência positiva que viveu.


Carolina Barros

Presidente do Conselho Fiscal do Instituto Onda Technology

Natural da ilha da Madeira, ingressou, em 2012 no Instituto Superior de Engenharia do Porto a fim de iniciar a licenciatura em Engenharia Informática.

Apaixonada por tecnologia, começou desde cedo a mostrar interesse por diversas áreas e a participar activamente em palestras, workshops e formações extra-curriculares lecionadas pelo ISEP e por outras instituições. No âmbito da unidade curricular Projeto Estágio, inserida no último semestre da licenciatura, optou por realizar o seu estágio num ambiente externo ao ISEP e escolheu o Instituto Onda Technology por oferecer um projeto aliciante mas sobretudo pelo ambiente empreendedor e pela inter-ajuda entre todos os colaboradores do Instituto.

A Academia Onda Technology tornou o processo de aprendizagem mais fácil e acima de tudo foi uma mais-valia na aquisição de novos conteúdos críticos que durante a licenciatura não foram abordados ou sofreram apenas referências superficiais.

Como outros elementos que passaram pela Academia, também acabou por ser tornar parte integrante do Instituto e ocupar uma posição de relevo nos Orgãos Sociais, estando, agora, a levar a sua experiência para auxiliar as novas gerações de formandos da Academia.